SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Conception of family members of people with mental disorders on self-help groupsKnowledge of nursing professionals of a surgical center regarding malignant hyperthermia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

POLICARPO, Natalia de Sá et al. Conhecimento, atitudes e práticas de medidas preventivas sobre pé diabético. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2014, vol.35, n.3, pp.36-42. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45187.

Objetivou-se identificar o conhecimento, as atitudes e as práticas voltadas à prevenção do pé diabético em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Trata-se de pesquisa transversal desenvolvida em duas Unidades de Saúde da Família, no município de Picos, PI, com 85 diabéticos de ambos os sexos, mediante o uso de um formulário semiestruturado, do tipo inquérito sobre Conhecimento, Atitude e Prática. Houve predominância do sexo feminino no estudo (62,4%). Sobre o conhecimento dos cuidados com os pés, 49,4% não sabiam como se faz a higiene e o que se deve observar nos pés. Nos cuidados com as unhas, 56,5% desconheciam o corte correto. Em relação às atitudes, 80% tinham disposição para executar o autocuidado. Partindo para a prática, averiguou-se que cuidados como lavagem, secagem, hidratação e massagem não eram executados juntos. É necessário o desenvolvimento de estratégias educativas para sensibilizar, tanto os diabéticos quanto os profissionais de saúde, para a eficaz prevenção do pé diabético.

Keywords : Diabetes Mellitus tipo 2; Pé diabético; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )