SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Analysis of fall risk factors in adults within the first 48 hours of hospitalizationSelf-care among patients enrolled in a self-monitoring blood glucose program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

CARDOSO, Joana Darc Chaves et al. Autoavaliação de saúde ruim e fatores associados em idosos residentes em zona urbana. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2014, vol.35, n.4, pp.35-41. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.04.46916.

Objetivou-se analisar a prevalência da autoavaliação de ruim/péssima e os fatores associados em idosos. Estudo epidemiológico, de corte transversal. Os dados foram coletados por meio de entrevista, utilizando o questionário BOAS (Brasil Old Age Schedule). Participaram do estudo 573 idosos residentes na zona urbana do município de Cuiabá-MT. A medida de associação utilizada foi a razão de prevalência. Na análise multivariada, utilizou-se a regressão múltipla de Poisson. A prevalência de autoavaliação de ruim/péssima foi de 30,9%, e os fatores que se mantiveram associados foram renda, número de morbidades e incontinência urinária. A associação de fatores demográficos, socioeconômicos e de saúde à autoavaliação de saúde ruim/péssima dos idosos deste estudo mostra a necessidade de medidas assistenciais e políticas para minimizar o impacto desses fatores na vida e saúde dos idosos.

Keywords : Nível de saúde; Idoso; Autoavaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )