SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Social representations of HIV/AIDS among healthcare professionals in benchmark servicesHealth promotion of lesbian woman: nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

MACHADO, Ana Larissa Gomes et al. Instrumentos de letramento em saúde utilizados nas pesquisas de enfermagem com idosos hipertensos. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2014, vol.35, n.4, pp.101-107. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2014.04.45139.

Objetivou-se analisar as pesquisas de enfermagem quanto aos instrumentos utilizados para avaliar o letramento em saúde de idosos hipertensos. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, PubMed, CINAHL, Scopus e Cochrane em junho de 2013, com artigos de pesquisa completos, realizados por enfermeiros, disponíveis eletronicamente e que avaliaram o letramento em saúde de idosos com hipertensão. Foram selecionados oito estudos para análise, e quatro instrumentos diferentes foram utilizados nas pesquisas. Os instrumentos resultaram de pesquisas metodológicas e apresentaram em comum a avaliação da habilidade do idoso em relação à leitura, numeração, pronúncia e reconhecimento de alguns termos de saúde. As pesquisas de enfermagem analisadas evidenciaram lacunas no cuidado para avanço na participação do paciente nas tomadas de decisão, e os instrumentos utilizados para mensuração do letramento em saúde apresentam limitações, não existindo um padrão-ouro.

Keywords : Idoso; Alfabetização em saúde; Hipertensão; Pesquisa em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )