SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1The care for institutionalized elderly perceived by the nursing teamProfile and motivation for smoking cessation in surgical inpatients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

MALAQUIAS, Tatiana da Silva Melo; GAIVA, Maria Aparecida Munhoz  and  HIGARASHI, Ieda Harumi. Percepções dos familiares de crianças sobre a consulta de puericultura na estratégia saúde da família. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.1, pp.62-68. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.01.46907.

Estudo descritivo qualitativo que objetivou conhecer as percepções dos familiares de crianças sobre a consulta de puericultura no contexto da atenção à saúde infantil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, na cidade de Maringá, estado do Paraná, Brasil, no período de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013, e teve como participantes 19 familiares. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, modalidade temática, da qual emergiu a categoria temática "Desvelando a puericultura sob a ótica dos familiares" e duas subcategorias. Os resultados mostraram um conhecimento incipiente dos entrevistados sobre a consulta de puericultura, refletindo a carência de orientações sobre esse atendimento. Os familiares demonstraram a preferência pelo atendimento da criança pelo médico pediatra. Percebem a participação do enfermeiro nessa atividade, porém de forma secundária. Considera-se imprescindível que a consulta de puericultura seja valorizada pelos familiares, buscando a efetiva participação multiprofissional nessa modalidade de atenção.

Keywords : Família; Cuidado da criança; Crescimento e desenvolvimento; Saúde da criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )