Acessibilidade / Reportar erro

A dor aguda na perspectiva de pacientes vítimas de trauma leve atendidos em unidade emergencial

OBJETIVO:

conhecer os fatores que influenciam a percepção da dor aguda e as consequências dessa experiência em pacientes vítimas de trauma leve.

MÉTODO:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado em um serviço de pronto atendimento no Sul do Brasil. Os dados foram coletados em outubro de 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas, com 29 indivíduos que relataram dor após trauma físico, independentemente do fator desencadeador. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática.

RESULTADOS:

Emergiram duas categorias: fatores que influenciam a percepção da dor decorrente de trauma e consequências da dor aguda decorrente de trauma. A sensação dolorosa aguda foi influenciada por fatores biológicos, emocionais, espirituais e socioculturais e acarretou consequências biológicas e emocionais nos indivíduos.

CONCLUSÃO:

Os profissionais de saúde precisam considerar os fatores interferentes na sensação dolorosa e suas consequências para a adequada avaliação e manejo da dor decorrente do trauma.

Dor aguda; Percepção da dor; Ferimentos e lesões; Serviços médicos de emergência; Cuidados de enfermagem


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br