SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Quality of life domains affected in women with breast cancerSocial representations of illness among people with chronic kidney disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

ABUD, Simone Mourão  and  GAIVA, Maria Aparecida Munhoz. Registro dos dados de crescimento e desenvolvimento na caderneta de saúde da criança. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.2, pp.97-105. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.02.48427.

OBJETIVO:

Analisar o preenchimento dos dados do crescimento e desenvolvimento na caderneta de saúde da criança.

MÉTODO:

Estudo transversal, realizado em Cuiabá, Brasil, em 13 de agosto de 2011, com aplicação de formulário e observação direta de 950 cadernetas. Foram incluídas crianças menores de um ano, residentes em Cuiabá, acompanhadas da mãe ou do responsável e de posse da caderneta. Os dados foram analisados calculando-se a razão de prevalência (RP) e teste Qui-Quadrado, com nível de significância de 5%. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética sob o parecer nº 882/2010.

RESULTADOS:

Das cadernetas analisadas, 95,4% do desenvolvimento e 79,6% dos gráficos de crescimento estavam com preenchimento incompleto ou ausente.

CONCLUSÃO:

O baixo índice de preenchimento dos indicadores, crescimento e desenvolvimento, reforça a necessidade de sensibilização da população, de profissionais e gestores da saúde para a importância da caderneta, bem como investimentos na formação e capacitação dos profissionais quanto ao seu uso adequado.

Keywords : Saúde da criança; Crescimento e desenvolvimento; Vigilância em saúde pública; Registros de saúde pessoal; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )