SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Características socioeconômicas e qualidade de vida de idosos urbanos e rurais com doenças cardíacas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

GONCALVES, Ana Valéria Furquim; BIERHALS, Carla Cristiane Kottwitz  e  PASKULIN, Lisiane Manganelli Girardi. Acolhimento com classificação de risco em serviço de emergência na perspectiva do idoso. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.3, pp.14-20. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.03.52422.

Objetivo:

Avaliar as práticas de Acolhimento na Classificação de Risco do Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na perspectiva do idoso.

Métodos:

Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com 30 idosos, por meio de entrevista semiestruturada, no período de julho a novembro de 2010. As informações foram analisadas por análise temática com apoio do software Nvivo.

Resultados:

As respostas centraram-se no tempo de atendimento e no processo de trabalho. A prática do acolhimento com classificação de risco melhorou o processo de trabalho e destacou a atuação do enfermeiro de modo direto com o usuário.

Considerações finais:

O atendimento de necessidades do idoso, o respeito ao tempo previsto pelo protocolo e o trabalho em rede interna e externa podem ser melhorados a fim de qualificar a atenção a esses usuários.

Palavras-chave : Acolhimento; Enfermagem geriátrica; Serviço hospitalar de emergência; Enfermagem; Idoso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )