SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Características socioeconômicas e qualidade de vida de idosos urbanos e rurais com doenças cardíacasCompreensão de agentes comunitários de saúde sobre a Política Nacional de Humanização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

REICH, Rejane; VIEIRA, Débora Feijó Villas Bôas; LIMA, Luciana Bjorklund de  e  RABELO-SILVA, Eneida Rejane. Carga de trabalho em unidade coronariana segundo o Nursing Activities Score. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.3, pp.28-35. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.03.51367.

Objetivo:

verificar a carga de trabalho de enfermagem aferida pelo Nursing Activities Score em uma unidade coronariana, analisar sua relação com os turnos de trabalho e comparar o quadro de enfermagem existente na unidade com o projetado segundo os dados do instrumento.

Método:

estudo longitudinal conduzido em um hospital universitário da região sul do Brasil no período de abril a junho de 2012. Foram realizadas 604 medidas por turnos, em uma amostra de 61 pacientes. A carga de trabalho foi de 47% (±12) na análise por turnos, com média mais elevada no turno da tarde.

Resultados:

observou-se a necessidade de em média dois e até 2,4 profissionais de enfermagem, estando condizente com o quantitativo real da unidade.

Conclusão:

o instrumento possibilitou mensurar a carga de trabalho de enfermagem e delinear a variabilidade das demandas nos diferentes turnos de trabalho.

Palavras-chave : Enfermagem; Cardiologia; Terapia intensiva; Carga de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )