SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Compreensão de agentes comunitários de saúde sobre a Política Nacional de HumanizaçãoIndicadores pré-hospitalares na avaliação da qualidade da assistência ao paciente com síndrome coronariana aguda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

SILVA, Sabrina Piccinelli Zanchettin; MARIN, Maria José Sanches  e  RODRIGUES, Márcia Renata. Condições de vida e de saúde de idosos acima de 80 anos. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.3, pp.42-48. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.03.50263.

Objetivo:

Propõe-se a descrever dados sociodemográficos e as condições de saúde de idosos com 80 anos ou mais.

Método:

Estudo quantitativo-descritivo realizado com 95 idosos de cinco unidades da Estratégia Saúde da Família, no período de setembro a dezembro de 2013, utilizando roteiro com dados gerais das condições de vida e de saúde, incluindo escalas validadas em geriatria e gerontologia.

Resultados:

A média de idade foi de 85,4 anos. Houve predomínio de mulheres. A maioria viúvos com renda familiar, mais frequente, de 2 a 3 salários mínimos, e a participação econômica é a de dividir responsabilidade. Apresentam dependência para muitas das Atividades Instrumentais de Vida Diária e, em média, referiram 2,2 doenças. Referem medo de cair, diminuição da visão e da audição, além de dor em diferentes regiões do corpo.

Conclusão:

Depreende-se que eles apresentam necessidades mais intensas dos que os idosos em geral, demandando novas formas de organizar seu cuidado em saúde.

Palavras-chave : Determinação de necessidades de cuidados de saúde; Idoso de 80 anos ou mais; Condições sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )