Acessibilidade / Reportar erro

Condições de vida e de saúde de idosos acima de 80 anos

Objetivo:

Propõe-se a descrever dados sociodemográficos e as condições de saúde de idosos com 80 anos ou mais.

Método:

Estudo quantitativo-descritivo realizado com 95 idosos de cinco unidades da Estratégia Saúde da Família, no período de setembro a dezembro de 2013, utilizando roteiro com dados gerais das condições de vida e de saúde, incluindo escalas validadas em geriatria e gerontologia.

Resultados:

A média de idade foi de 85,4 anos. Houve predomínio de mulheres. A maioria viúvos com renda familiar, mais frequente, de 2 a 3 salários mínimos, e a participação econômica é a de dividir responsabilidade. Apresentam dependência para muitas das Atividades Instrumentais de Vida Diária e, em média, referiram 2,2 doenças. Referem medo de cair, diminuição da visão e da audição, além de dor em diferentes regiões do corpo.

Conclusão:

Depreende-se que eles apresentam necessidades mais intensas dos que os idosos em geral, demandando novas formas de organizar seu cuidado em saúde.

Determinação de necessidades de cuidados de saúde; Idoso de 80 anos ou mais; Condições sociais


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br