SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Indicadores pré-hospitalares na avaliação da qualidade da assistência ao paciente com síndrome coronariana agudaO desafio de controlar o tabagismo em um hospital universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

ANDRADE, Selma Regina de; BOEHS, Astrid Eggert; BOEHS, Carlos Gabriel Eggert  e  GORRIS, Pollyana Plautz. Mecanismos de controle da integração ensino-serviço no Pró-Saúde Enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.3, pp.56-62. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.03.50302.

Objetivo:

caracterizar e analisar os mecanismos de controle em relações interorganizacionais na integração entre o ensino e o serviço de saúde, vinculado ao Programa Pró-Saúde, junto aos docentes e enfermeiros assistenciais de Centros de Saúde de Florianópolis.

Método:

abordagem qualitativa, estudo de caso único. Foram feitas 16 entrevistas semiestruturadas no segundo semestre de 2012, em oito Centros de Saúde, nos quais alunos de enfermagem realizam atividades práticas e estágios em atenção primária. A análise foi de conteúdo, comparando-se as respostas dos dois segmentos.

Resultados:

identificadas três categorias: Caracterização dos mecanismos de controle; Influências dos mecanismos de controle; e Sugestões de aperfeiçoamento dos mecanismos de controle na integração ensino-serviço de saúde.

Conclusão:

quanto maior for o entendimento sobre o controle da integração ensino e serviço, melhor será a gestão da cooperação interorganizacional e maior será a repercussão na assistência destinada ao usuário.

Palavras-chave : Educação em enfermagem; Serviços de integração docente-assistencial; Atenção primária à saude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )