SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Mecanismos de controle da integração ensino-serviço no Pró-Saúde EnfermagemPercepções de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

CRUZ, Natália Ferreira et al. O desafio de controlar o tabagismo em um hospital universitário. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.3, pp.63-71. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.03.52432.

Objetivo:

Identificar as ações desenvolvidas por uma Comissão de Controle do Tabagismo (CCT) para controlar o fumo do ambiente hospitalar.

Métodos:

Pesquisa documental descritivo-exploratória retrospectiva, realizada em hospital universitário do sul do Brasil, em 2014. Construiu-se um banco de dados com o conteúdo das atas de reuniões da CCT e relatório das rondas realizadas, o qual foi analisado de forma descritiva. Buscou-se identificar as ações mais relevantes no período de 2005 a 2014.

Resultados:

A CCT implementou o Programa Ambiente Livre do Tabaco, restringiu o consumo do cigarro aos fumódromos e posteriormente desativou os mesmos. Permaneceu somente uma área externa de tolerância ao fumo até 2014, a qual foi desativada.

Conclusões:

As ações da CCT contribuíram para controlar o fumo do ambiente hospitalar. Espera-se que este estudo sirva de incentivo e modelo para outras instituições.

Palavras-chave : Campanhas para o controle do tabagismo; Poluição por fumaça de tabaco; Áreas destinadas ao tabagismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )