SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3O desafio de controlar o tabagismo em um hospital universitárioPerfil diagnóstico de enfermagem de pacientes hospitalizados em unidade de infectologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

SILVA, Ítalo Rodolfo et al. Percepções de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.3, pp.72-78. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.03.47293.

Objetivo:

conhecer a percepção de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para as DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer.

Método:

pesquisa qualitativa, com 15 enfermeiros, em um núcleo de estudos da saúde do adolescente de um hospital universitário do Rio de Janeiro/Brasil. Utilizou-se como referenciais teórico e metodológico, respectivamente, a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Técnica de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, realizadas de janeiro a agosto de 2012.

Resultados:

apresenta-se a categoria Percepção de enfermeiros acerca das vulnerabilidades para as DST/Aids diante das conexões do processo de adolescer e as subcategorias: Riscos e incertezas do processo de adolescer: caminhos para as DST/Aids; Complex-idade-adolescência:ampliando entendimentos a partir da percepção de enfermeiros.

Conclusão:

compreendendo a complexidade da adolescência, os enfermeiros desenvolvem estratégias para a redução de vulnerabilidades para as DST/Aids. Sinaliza-se a necessidade de investimento em ensino, assistência e gerenciamento do cuidado de enfermagem ao adolescente.

Palavras-chave : Enfermagem; Adolescente; Doenças sexualmente transmissíveis; Vulnerabilidade em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )