SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Preferência e fatores associados ao tipo de parto entre puérperas de uma maternidade públicaDor aguda no infarto agudo do miocárdio: análise do conceito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

LAZZARI, Daniele Delacanal; MARTINI, Jussara Gue  e  BUSANA, Juliano de Amorim. Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.3, pp.93-101. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.03.49670.

Objetivo:

analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.

Método:

revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores "docentes de enfermagem" e "prática do docente de enfermagem" e das palavras-chave "docência em enfermagem" ou "ensino em enfermagem" e "professores de enfermagem"e "saberes docentes", em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.

Resultados:

foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.

Conclusões:

constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.

Palavras-chave : Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )