SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 special issueNursing practices in the attention to a chronic condition (tuberculosis): analysis of secondary sourcesCare for women victims of violence: empowering nurses in the pursuit of gender equity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

LANGENDORF, Tassiane Ferreira; PADOIN, Stela Maris de Mello; PAULA, Cristiane Cardoso de  and  SOUZA, Ivis Emília de Oliveira. Compreensão do vivido do ser-casal diante da profilaxia da transmissão vertical do HIV. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.spe, pp.70-76. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.esp.56778.

Objetivo

Compreender, na perspectiva do casal, a vivência dos cuidados para a profilaxia da transmissão vertical do HIV.

Método

Investigação fenomenológica heideggeriana realizada com 14 participantesentrevistados entre dezembro/2011 a fevereiro/2012, em hospital no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Análise realizada com o referencial de Martin Heidegger.

Resultados

O ser-casal desvelou-se na disposição do temor, inicialmente na variação do pavor quando ficou apavorado ao descobrir a infecção pelo HIV, posteriormente na variação do horror quando precisou fazer o tratamento durante a gestação e finalmente na variação do terror quando considerou a chance de transmissão do vírus para o filho.

Conclusões

Indica-se atenção à saúde que possibilite o protagonismo do casal na profilaxia da transmissão vertical, o que refletirá positivamente na saúde da gestante e na redução da morbimortalidade neonatal e infantil em decorrência da aids.

Keywords : HIV; Transmissão vertical de doença infecciosa; Cuidadores; Enfermagem; Filosofia em enfermagem; Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )