Acessibilidade / Reportar erro

Compreensão do vivido do ser-casal diante da profilaxia da transmissão vertical do HIV

Comprensión del vivido del ser-pareja delante de la profilaxis de la transmisión vertical del VIH

RESUMO

Objetivo

Compreender, na perspectiva do casal, a vivência dos cuidados para a profilaxia da transmissão vertical do HIV.

Método

Investigação fenomenológica heideggeriana realizada com 14 participantesentrevistados entre dezembro/2011 a fevereiro/2012, em hospital no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Análise realizada com o referencial de Martin Heidegger.

Resultados

O ser-casal desvelou-se na disposição do temor, inicialmente na variação do pavor quando ficou apavorado ao descobrir a infecção pelo HIV, posteriormente na variação do horror quando precisou fazer o tratamento durante a gestação e finalmente na variação do terror quando considerou a chance de transmissão do vírus para o filho.

Conclusões

Indica-se atenção à saúde que possibilite o protagonismo do casal na profilaxia da transmissão vertical, o que refletirá positivamente na saúde da gestante e na redução da morbimortalidade neonatal e infantil em decorrência da aids.

HIV; Transmissão vertical de doença infecciosa; Cuidadores; Enfermagem; Filosofia em enfermagem; Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br