Acessibilidade / Reportar erro

Educação ambiental para docentes enfermeiros: percepção e relação com a formação do enfermeiro

Educación ambiental para docentes enfermeros: percepción y relación con la formación del enfermero

RESUMO

Objetivo

Descrever a percepção de enfermeiros docentes sobre a educação ambiental e sua relação com a formação profissional do enfermeiro.

Método

Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado com 17 enfermeiros docentes atuantes em Cursos de Graduação em Enfermagem de Instituições de Ensino Superior Federais do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro e abril de 2013 por meio de entrevista semiestruturada e de análise de Projetos Pedagógicos. Utilizou-se o referencial de análise de conteúdo para a análise dos dados.

Resultados

Emergiram as categorias: multiplicidade de percepções sobre a educação ambiental na qual a educação ambiental, embora ainda percebida por um viés naturalista, também abarca uma visão balizada pelo contexto sociocultural e por valores humanos; e educação ambiental na formação profissional em enfermagem, evidenciando uma abordagem incipiente na formação profissional, embora se reconheça sua importância no cuidado com a enfermagem.

Conclusões

A educação ambiental precisa ser fomentada, visando uma formação comprometida com a sustentabilidade ambiental.

Enfermagem; Educação ambiental; Saúde ambiental; Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem; Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br