SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número especialMulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo: tomada de decisão por apoio institucional especializadoNo parto vaginal e na cesariana acompanhante não entra: discursos de enfermeiras e diretores técnicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

SCARTON, Juliane et al. “No final compensa ver o rostinho dele”: vivências de mulheres-primíparas no parto normal. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.spe, pp.143-151. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.esp.56786.

Objetivo

Conhecer as vivências de mulheres primíparas em relação às práticas de cuidado prestadas por profissionais de enfermagem no parto normal.

Método

Estudo qualitativo, descritivo, realizado com dez mulheres primíparas, em uma maternidade no interior do Rio Grande do Sul, entre fevereiro e abril de 2014, por meio de entrevista individual semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática pela proposta operativa.

Resultados

Os dados foram agrupados nas categorias: O medo de não conseguir e o incentivo da equipe de enfermagem; A vivência da dor no parto normal; Apoio versus distanciamento; Vivência boa ou ruim no parto? “No final tudo compensa!”.

Conclusões

O cuidado prestado se reflete na vivência e na forma como a mulher enfrenta os eventos que permeiam o processo parturitivo.

Palavras-chave : Assistência à saúde; Parto normal; Trabalho de parto; Enfermagem; Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )