Acessibilidade / Reportar erro

Representação da prática gerencial do enfermeiro na unidade de internação: perspectiva da equipe de enfermagem

Representación de la gestión del enfermero en unidad de internación: perspectiva del equipo de enfermería

RESUMO

Objetivo

Compreender os significados que a equipe de enfermagem atribui à prática gerencial do enfermeiro nas unidades de internação.

Métodos

Pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida em um hospital geral de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Utilizou-se a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico. A amostra foi composta por 23 técnicos e cinco auxiliares de enfermagem. Os dados foram coletados por um roteiro de entrevista semiestruturada no período de dezembro de 2011 a janeiro de 2012. Para análise dos dados utilizou-se a análise do discurso, na concepção da psicologia social.

Resultados

Os significados atribuídos à gerência são elaborados a partir da relação de proximidade/distanciamento da equipe e das ações de cuidado aos pacientes.

Conclusões

A gerência, apreendida como processo aparte do cuidado, é qualificada como prática não familiar, de difícil compreensão e valoração.

Gerência; Enfermagem; Recursos humanos de enfermagem no hospital; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br