Acessibilidade / Reportar erro

A liderança em enfermagem e a satisfação dos pacientes em contexto hospitalar

Liderazgo en enfermería y satisfacción del paciente en contexto de hospital

RESUMO

Objetivos

conhecer a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e do enfermeiro, a satisfação dos pacientes, a relação existente entre a qualidade de relação percebida por ambos e a satisfação dos pacientes.

Métodos

abordagem quantitativa, transversal e correlacional. Amostra não probabilística por conveniência constituída por 15 enfermeiros-líderes, 342 enfermeiros, 273 pacientes. Dados recolhidos no Centro Hospitalar de Lisboa Central, entre janeiro e março de 2013, através das escalas LMX-7, CLMX-7, SUCEH21. Análise estatística através de SPSS® Statistics 19.

Resultados

O enfermeiro-líder considera boa a qualidade de relação de liderança; os enfermeiros consideram-na satisfatória; os pacientes consideram-se satisfeitos com os cuidados de enfermagem. Existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e a satisfação dos pacientes. Não existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro e a satisfação.

Conclusão

O enfermeiro-líder tem um papel preponderante na satisfação dos pacientes.

Serviços de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Liderança; Satisfação do paciente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br