Acessibilidade / Reportar erro

Motivos e consequências da baixa adesão às precauções padrão pela equipe de enfermagem

Razones y consecuencias de la baja adhesión a precauciones estándar para el equipo de enfermería

RESUMO

As precauções padrão (PP) são recomendações para prevenir infecções e proteger os trabalhadores de saúde durante a prestação de cuidados. Porém, constata-se baixa adesão a estas recomendações.

Objetivo

Analisar os motivos e as consequências da baixa adesão às PP pela equipe de enfermagem.

Método

Revisão integrativa da literatura, busca em sete bases de dados, período de 2005 a 2014.

Resultados

30 artigos foram selecionados para análise. Os motivos da baixa adesão evidenciados relacionam-se a práticas deficitárias de educação permanente, comportamentos de risco de trabalhadores, provisão de material e equipamentos de proteção inadequados e condições de trabalho inadequadas. As consequências são os acidentes e as doenças do trabalho. Os estudos de intervenção são escassos e limitam-se à educação dos profissionais.

Conclusões

A baixa adesão às PP está vinculada a aspectos individuais dos trabalhadores e às instituições empregadoras e formadoras. As estratégias de intervenção realizadas mostram-se pouco eficientes por focar apenas o trabalhador.

Precauções padrão; Precauções universais; Saúde ocupacional; Prevenção de acidentes; Equipe de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br