RESUMO
Objetivo
Compreender o significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo.
Métodos
Pesquisa qualitativa e compreensiva, do tipo estudo de caso, na qual foram realizadas entrevistas individuais com 17 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Os dados foram submetidos à análise compreensiva à luz do Pensamento Complexo de Edgar Morin.
Resultados
Emergiram duas categorias: “a fragmentação clássica versus o todo contemporâneo” e “o ensino da gestão do cuidado e o processo de trabalho do enfermeiro”, por meio das quais se constatou que, apesar da proposta integralizadora do currículo, a gestão do cuidado ainda é visualizada de maneira fragmentada.
Conclusões
Torna-se necessário ressignificar a gestão do cuidado para que esta tenha um caráteragregador ao longo do ensino. Devem ser criadas estratégias que possibilitem momentos de reflexões sobre a temática, permitindo que o ensino provoque mudanças no processo de trabalho do enfermeiro.
Gerenciamento da prática profissional; Enfermagem; Conhecimento; Ensino; Educação superior