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Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

LUCCA, Thayane Roberto Simões de et al. O significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2016, vol.37, n.3, e61097.  Epub 25-Ago-2016. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.03.61097.

Objetivo

Compreender o significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo.

Métodos

Pesquisa qualitativa e compreensiva, do tipo estudo de caso, na qual foram realizadas entrevistas individuais com 17 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Os dados foram submetidos à análise compreensiva à luz do Pensamento Complexo de Edgar Morin.

Resultados

Emergiram duas categorias: “a fragmentação clássica versus o todo contemporâneo” e “o ensino da gestão do cuidado e o processo de trabalho do enfermeiro”, por meio das quais se constatou que, apesar da proposta integralizadora do currículo, a gestão do cuidado ainda é visualizada de maneira fragmentada.

Conclusões

Torna-se necessário ressignificar a gestão do cuidado para que esta tenha um caráteragregador ao longo do ensino. Devem ser criadas estratégias que possibilitem momentos de reflexões sobre a temática, permitindo que o ensino provoque mudanças no processo de trabalho do enfermeiro.

Palavras-chave : Gerenciamento da prática profissional; Enfermagem; Conhecimento; Ensino; Educação superior.

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