Acessibilidade / Reportar erro

Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde

Conciencia epistemológico de los profesores de la área de salud

RESUMO

Objetivo

Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.

Métodos

Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observação não participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.

Resultados

Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.

Conclusões

Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.

Docentes; Ensino; Educação superior; Conhecimento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br