SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Avaliando diagnósticos e intervenções de enfermagem no trabalho de parto e na gestação de riscoDeterminantes sociais da saúde e qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

COELHO, Alexa Pupiara Flores et al. Mulheres catadoras de materiais recicláveis: condições de vida, trabalho e saúde. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2016, vol.37, n.3, e57321.  Epub 29-Set-2016. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.03.57321.

Objetivo

Conhecer elementos relacionados às condições de vida, ao trabalho e à saúde de mulheres catadoras de materiais recicláveis, cooperativadas em um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Método

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com sete catadoras de uma cooperativa de reciclagem. A produção de dados incluiu observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, de julho a agosto de 2013. Utilizou-se a análise de conteúdo.

Resultados

Emergiram as seguintes categorias temáticas: Trabalho feminino, informalidade e precariedade; Vivências de satisfação no trabalho; e Condições de trabalho e saúde: as experiências com acidentes, adoecimento e serviços de saúde.

Conclusão

Evidenciou-se a precariedade que caracteriza a atividade laboral das catadoras de materiais recicláveis, as quais estão expostas a riscos potenciais à saúde como sobrecarga de trabalho, acidentes, adoecimento e inseguridade social, bem como o papel da enfermagem no sentido de promover ações em prol da saúde e inclusão dessas trabalhadoras.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Condições de trabalho; Catadores; Enfermagem; Trabalho feminino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )