Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes sociais da saúde e qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer

Determinantes sociales de la salud y calidad de vida de los cuidadores de niños con cáncer

RESUMO

Objetivo

Associar os determinantes sociais de saúde e a qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer.

Métodos

Estudo transversal, realizado em centro pediátrico do câncer, em Fortaleza/CE, com 176 participantes, durante novembro e dezembro/2013. Utilizou-se questionário contendo determinantes sociais de saúde e World Health Quality of Life-Bref para a avaliação da qualidade de vida. Foram correlacionados os determinantes com as médias dos domínios da qualidade de vida, utilizando a análise de variância (ANOVA).

Resultados

Houve significância estatística na associação entre o domínio das relações sociais e a escolaridade (p=0,01792) e entre o domínio psicossocial e o sexo do cuidador (p=0,01901). Os cuidadores do sexo masculino, nível educacional alto, mais jovens, casados, do lar e procedentes do interior possuem melhor qualidade de vida.

Conclusão

O estudo permitiu a compreensão da influência dos determinantes sociais de saúde na qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer.

Cuidado da criança; Qualidade de vida; Neoplasias; Cuidadores

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br