Acessibilidade / Reportar erro

Foi/não foi tudo o que pensava: facilidades e dificuldades após o transplante renal

Fue/no fue lo que pensaba: facilidades y dificultades después del trasplante de riñón

RESUMO

Objetivo

Conhecer as facilidades e as dificuldades que as pessoas com doença renal crônica vivenciam após o transplante renal.

Metodologia

Estudo qualitativo e descritivo, realizado com 20 pessoas transplantadas renais em um município do Sul do Brasil, de maio a julho de 2013. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, analisadas conforme a técnica dos incidentes críticos.

Resultados

As principais facilidades foram apresentadas na categoria “Aproximação do viver ‘normal’: facilidades decorrentes do transplante renal”, estando relacionadas à libertação da diálise, à restrição alimentar e hídrica, entre outras. As dificuldades foram apresentadas na categoria “Permanência da condição crônica e a necessidade de cuidados”.

Considerações finais

As facilidades e as dificuldades dependem da vivência de cada pessoa. Os profissionais da saúde necessitam entender e promover ações de saúde que favoreçam a singularidade e o contexto do transplantado renal.

Insuficiência renal crônica; Transplante de rim; Acontecimentos que mudam a vida; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br