Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do atributo integralidade na atenção à saúde da criança

Evaluación del atributo integralidad en la atención a la salud del niño

RESUMO

Objetivo

Avaliar a presença e a extensão do atributo integralidade na atenção à saúde da criança no contexto da Estratégia Saúde da Família.

Método

Estudo avaliativo, transversal, quantitativo, com 344 familiares de crianças, realizado em Unidades de Saúde da Família de João Pessoa-PB. Os dados foram coletados por meio do PCATool Brasil – versão criança e analisados à luz da estatística descritiva e exploratória.

Resultados

Observou-se que o atributo integralidade não obteve escores satisfatórios nas duas dimensões avaliadas, a saber, serviços disponíveis e serviços prestados. Os baixos escores obtidos revelam que o atributo não possui a extensão esperada para um serviço de Atenção Primária à Saúde e apontam para aspectos que requerem mudanças.

Conclusão

Registra-se a necessidade de reestruturação dos serviços, buscando articulações intersetoriais na oferta da atenção à saúde da criança e a valorização das relações entre profissionais e usuários a fim de promover uma dimensão cuidadora efetiva e integral.

Integralidade em saúde; Atenção primária à saúde; Saúde da criança; Avaliação de serviços de saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br