Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de conselheiros de saúde acerca do direito à saúde e da cidadania

Representaciones sociales de concejales de salud sobre el derecho a la salud y a la ciudadanía

RESUMO

Objetivo

Conhecer a estrutura das representações sociais de direito à saúde e cidadania de conselheiros municipais de saúde.

Método

Estudo qualitativo, fundamentado nas Teorias das Representações Sociais e do Núcleo Central, realizado em oito municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, Brasil. A amostra intencional foi composta por conselheiros municipais de saúde. Entre junho e dezembro de 2012 aplicaram-se questionários de evocação livre, dos quais foram respondidos 68 com o termo indutor Direito à Saúde e 64 com o termo indutor Cidadania. Os dados foram analisados por meio do software EVOC e da análise de conteúdo de Bardin.

Resultados

O campo representacional de direito à saúde está associado à ideia de direito universal garantido pela Constituição e pelo SUS e de cidadania vinculado aos direitos e deveres.

Conclusões

As concepções de direito à saúde são entendidas enquanto condição para alcance da cidadania e cidadania como proteção social.

Direito à saúde; Participação cidadã; Conselhos de saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br