SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 special issueConstruction and content validation of checklist for patient safety in emergency careRevealing an HIV diagnosis for children and adolescents: subsidy for the practice of care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

Print version ISSN 0102-6933On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

MARQUES, Daniela Karina Antão; SILVA, Kenya de Lima  and  NOBREGA, Maria Miriam Lima da. Escolares hospitalizados: proposta de um instrumento para coleta de dados à luz da teoria de Horta. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2016, vol.37, n.spe, e2016-0038.  Epub July 20, 2017. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.2016-0038.

Objetivo

Construir um instrumento de coleta de dados para escolares hospitalizados à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas.

Método

Pesquisa metodológica desenvolvida no Hospital Escola de João Pessoa, com a participação de oito enfermeiras docentes e assistenciais, no período de julho de 2014 a março de 2015. Foi utilizada a análise estatística para a validação dos indicadores empíricos.

Resultados

Os indicadores foram identificados a partir da análise de instrumentos validados para crianças, considerando o Conjunto Internacional de Dados Mínimos de Enfermagem, resultando na versão 1 do instrumento, contendo 301 indicadores. Após a validação do instrumento, obtiveram-se 288 indicadores que passaram por revalidação; em seguida, foi realizada a formatação do instrumento na versão final.

Conclusão

O instrumento tem contribuído para a coleta de dados de escolares hospitalizados e norteado as demais fases do processo de enfermagem, considerando as necessidades específicas dessas crianças, colaborando com a assistência, ensino e pesquisas de enfermagem.

Keywords : Enfermagem; Processos de enfermagem; Estudos de validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )