Acessibilidade / Reportar erro

As rupturas sociais e o cotidiano de pessoas em situação de rua: estudo etnográfico

Rupturas sociales y la cotidianeidad de las personas sin hogar: estudio etnográfico

RESUMO

Objetivo

Conhecer os fatores geradores das rupturas das redes sociais de suporte, identificar o cotidiano e os projetos de vida de pessoas em situação de rua.

Método

Estudo etnográfico desenvolvido entre 2012 e 2013 em Ribeirão Preto-SP, Brasil. Quinze pessoas participaram do estudo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas de histórias de vida filmadas e de diário de campo. A análise foi realizada com base no referencial da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas.

Resultados

Os resultados mostraram que iniquidades estão presentes há gerações passadas nas famílias e que o cotidiano é marcado por violência e morte, pobreza e exclusão, rupturas das redes sociais e isolamento, uso de álcool e outras drogas e doenças socialmente determinadas.

Conclusão

A situação de rua decorre de múltiplos fatores que se apresentam na organização social brasileira e de determinantes sociais que condicionam a vida e a saúde das pessoas em situação de rua.

Pobreza; Vulnerabilidade social; Iniquidade social; Determinantes sociais da saúde; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br