SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 special issueSocial ruptures and the everyday life of homeless people: an ethnographic study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

Print version ISSN 0102-6933On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

PEREIRA, Viviane Ribeiro et al. Metodologias participativas em pesquisa com crianças: abordagens criativas e inovadoras. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2016, vol.37, n.spe, e67908.  Epub May 18, 2017. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.67908.

Objetivo

Relatar a experiência da utilização de metodologias participativas em pesquisa com crianças.

Métodos

Relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado com crianças entre seis e onze anos de uma escola municipal, em Pelotas, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em São Lourenço do Sul, ambos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi baseada em registros feitos em diários de campo e observação, realizada de abril a julho de 2016.

Resultados

O relato apontou que o Photovoice promoveu a motivação entre o grupo e elevou a autoestima e a autoconfiança das crianças. O Mapa dos Cinco Campos possibilitou às crianças expressar sentimentos por intermédio do jogo.

Conclusão

Compreende-se que o Photovoice e o Mapa dos Cinco Campos são instrumentos que viabilizam novas abordagens metodológicas nas pesquisas com crianças, facilitando a construção das propostas de atividades que visam processos inovadores e criativos de pesquisa em saúde/enfermagem.

Keywords : Saúde da criança; Enfermagem pediátrica; Pesquisa em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )