SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Permanent education actions of nurse facilitators at a nursing education centreContributions of Paulo Freire to understanding the dialogic leadership exercise of nurses in the hospital setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

GIRARDON-PERLINI, Nara Marilene Oliveira; SAND, Isabel Cristina Pacheco Van der; BEUTER, Margrid  and  ROSA, Bruna Vanessa Costa da. A experiência de famílias rurais que permanecem em casas de apoio durante tratamento oncológico. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2017, vol.38, n.1, e64093.  Epub Apr 20, 2017. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.64093.

Objetivo

Compreender a experiência de famílias rurais que permanecem em casas de apoio durante o tratamento oncológico de um familiar adulto.

Métodos

Pesquisa qualitativa fundamentada no Interacionismo Simbólico e na pesquisa narrativa. Participaram sete famílias rurais, 14 pessoas hospedadas em casas de apoio em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados obtidos por meio de entrevista, no período de novembro de 2010 a maio de 2011, foram analisados com ênfase no conteúdo.

Resultados

Os três temas abordados foram: casa de apoio como um local de referência para ficar, o cotidiano e a convivência na casa de apoio.

Conclusões

A experiência foi marcada pela necessidade da família adaptar-se a um contexto diferente do rural, com regras e rotinas específicas, com desconfortos e confrontos com características da cultura urbana e com o vivido por outras famílias também em situação de adoecimento, o que contribuiu para ressignificar a própria experiência.

Keywords : Enfermagem; Família; População rural; Neoplasias; Apoio social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )