SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagemAutonomia profissional e enfermagem: representações de profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

CACCIARI, Pâmella et al. Qualidade de vida dos trabalhadores readequados e readaptados de uma universidade estadual pública. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2017, vol.38, n.1, e60268.  Epub 26-Jun-2017. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.60268.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida dos trabalhadores readequados e readaptados de uma universidade estadual pública.

Métodos

Estudo transversal, realizado com 92 servidores de uma universidade estadual pública. Os dados foram coletados de novembro de 2012 a maio de 2013 por meio do questionário de caracterização da população e do Medical Outcome Study 36-item Short Form, submetidos à análise univariada e bivariada por teste Mann-Whitney.

Resultados

Os dois domínios que apresentaram melhores escores foram a função social e o desempenho emocional. Já os que apresentaram piores escores foram desempenho físico e a dor corporal. A maioria dos trabalhadores não percebeu alterações em seu estado de saúde no último ano.

Conclusões

Os escores de qualidade de vida, em geral, não apresentaram pontuações elevadas, sobretudo, nos aspectos físicos. Portanto, faz-se necessário implementar medidas que avaliem a eficácia da readequação e readaptação para promover melhorias à saúde do trabalhador.

Palavras-chave : Trabalhadores; Saúde do trabalhador; Readaptação ao emprego; Qualidade de vida; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )