RESUMO
Objetivo
Identificar como os cuidados clínicos e educativos de enfermagem, fundamentados na Teoria Human Becoming, contribuem para o processo de transcendência das pessoas transplantadas cardíacas na busca do bem viver.
Método
Pesquisa-intervenção desenvolvida com quatro transplantados cardíacos vinculados a um Hospital de referência em transplantes do Ceará. Dados coletados em 2014, mediante entrevistas, analisados pelo referencial teórico de Parse e literatura pertinente.
Resultados
Os significados de viver como transplantado cardíaco revelaram ambiguidade, mostrando satisfação e insatisfação. Restrições alimentares, dificuldades com a medicação e curiosidade acerca do transplante foram apontadas como desarmonias que envolvem o processo. Visando a mobilização da transcendência, foi desenvolvido um cuidado educativo com os temas alimentação saudável, rejeição do órgão, uso de imunossupressores e curiosidades sobre o transplante cardíaco.
Conclusão
O cuidado educativo, fundamentado em Parse, favorece a tomada de decisão e a autonomia dos sujeitos diante de sua saúde, contribuindo para a transcendência na busca do bem viver.
Teoria de enfermagem; Transplante de coração; Educação em saúde