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Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014

Influencia de las reformas curriculares en enfermería en salud mental educación: 1969 a 2014

RESUMO

Objetivo

Analisar a influência das mudanças curriculares no ensino da saúde mental em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina.

Método

Pesquisa qualitativa, do tipo exploratória descritiva. Os dados foram coletados em portarias oficiais, nos Projetos Pedagógicos do Curso de Enfermagem e nos Planos de Ensino do período de 1969 a 2014. A coleta se deu entre os meses de março a dezembro de 2015. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados segundo a técnica de análise documental.

Resultados

Evidenciaram-se tendências de mudança curricular após as Reformas Curriculares e Psiquiátricas. As mudanças mais significativas ocorreram a partir de 2004 com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei nº 10.2016.

Conclusão

Identificou-se que as mudanças curriculares surgiram a partir de políticas indutoras e externas à instituição de ensino. As influências se deram na alteração de códigos, ementa e objetivos de disciplina, integração destas, cenários de prática, entre outros.

Currículo; Enfermagem psiquiátrica; Saúde mental; Educação em enfermagem; Ensino; Educação superior

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