SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4A família da criança com câncer: necessidades sócio-econômicasPráticas integrativas e complementares como recurso de saúde mental na Atenção Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

COUTO, Pablo Luiz Santos et al. Significados a respeito da prevenção ao HIV/aids e da sexualidade para jovens católicos. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2017, vol.38, n.4, e2016-0080.  Epub 21-Maio-2018. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.04.2016-0080.

OBJETIVO

Analisar as representações sociais de jovens católicos(as) quanto à prevenção ao HIV/AIDS e à sexualidade.

MÉTODO

Estudo misto, com base na teoria das representações sociais, realizado em 2015 com 84 jovens católicos participantes do grupo “Jornada Mundial da Juventude” no Facebook. Os dados foram coletados através da técnica de associação livre de palavras e entrevista em profundidade. Para análise das informações, foram usados os softwares Tri-Deux-Mots e Alceste.

RESULTADOS

A sexualidade é processada no campo representacional dos(as) jovens como sendo associada à prática sexual. Por sua vez, a prevenção ao HIV, fenômeno representado como intrínseco à sexualidade, ocorre com o uso de preservativos ou com a fidelidade dentro do matrimônio.

CONCLUSÃO

Jovens católicos representam a prevenção ao HIV/AIDS como fenômeno transversal à sexualidade, cujas práticas sexuais estão ancoradas tanto nos discursos hegemônicos quanto nos progressistas.

Palavras-chave : Religião e sexo; Sexualidade; HIV; Enfermagem..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )