Acessibilidade / Reportar erro

Complicações na gestação em mulheres com idade maior ou igual a 35 anos

Las complicaciones del embarazo em mujeres de mayor o igual a 35 años

Resumo

OBJETIVO

Verificar a frequência e fatores associados às complicações na gestação e a associação entre as complicações com a prematuridade e o tipo de parto em gestantes com idade maior ou igual a 35 anos.

MÉTODOS

Estudo transversal baseado em registro de prontuário das gestantes cujo internamento ocorreu entre janeiro e julho de 2012; totalizando 430 gestantes. Para identificar possíveis fatores associados às complicações na gestação foi realizada análise univariada utilizando o modelo de regressão de Poisson. O Teste Qui-Quadrado foi utilizado para estudar a associação das complicações com a prematuridade e tipo de parto.

RESULTADOS

As complicações ocorreram em 77,7%. A variável complicações na gestação como sendo explicativa para a prematuridade (p < 0,001) e cesariana (p = 0,002), foram estatisticamente significantes.

CONCLUSÃO

A idade mais nova, a ausência do pré-natal e a não ocorrência de morbidade anterior à gestação foram fatores associados às complicações na gestação.

Palavras-chave:
Complicações na gravidez; Gravidez de alto risco; Idade materna.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br