SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Escala para o cuidado apoiado na atenção primária: um estudo metodológicoPercepção de estudantes da educação básica sobre drogas: um olhar à luz de Merleau-Ponty índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

RABELO, Ana Cleide Silva; SOUZA, Fabíola Vládia Feire Silva  e  SILVA, Lúcia de Fátima da. Contribuição do cuidado transpessoal ao ser-cardiopata no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2017, vol.38, n.4, e64743.  Epub 07-Jun-2018. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.04.64743.

OBJETIVO

Conhecer a contribuição da teoria de Watson para o cuidado de enfermagem dirigido ao ser com cardiopatia no pós-operatório de cirurgia cardíaca.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, por meio do método de pesquisa-cuidado, realizado com dez pessoas que realizaram cirurgia cardíaca em um hospital especializado, de junho a agosto de 2013, no município de Fortaleza-CE. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com base no processo Clinical Caritas.

RESULTADOS

Foram construídas quatro categorias temáticas: Consciência de ser cuidado por outro ser, Sistema de crenças e subjetividade, Relação de ajuda-confiança e Expressão dos sentimentos. Compreendeu-se que a realização da cirurgia acarretou transformações na vida dos pesquisados-cuidados, as quais foram relacionadas ao processo de serem cuidados por outras pessoas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluiu-se que, ao utilizar a teoria de Watson no cuidado ao ser com cardiopatia no pós-operatório, foi possível compreender a importância do cuidado transpessoal para expansão dos cuidados da enfermeira.

Palavras-chave : Teoria de enfermagem; Cardiopatias; Cuidados de enfermagem; Cirurgia torácica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )