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Percepção de estudantes da educação básica sobre drogas: um olhar à luz de Merleau-Ponty

Percepción de los estudiantes de educación básica sobre las drogas: una mirada a la luz de Merleau-Ponty

Resumo

OBJETIVO

desvelar a percepção de estudantes da educação básica sobre drogas.

MÉTODOS

Estudo fenomenológico fundamentado em Maurice Merleau-Ponty, realizado com 14 estudantes em escola do interior da Bahia, Brasil, por meio do Grupo Focal, entre abril e junho de 2013, os relatos foram analisados com base na Analítica da Ambiguidade.

RESULTADOS

Foram apresentados em três categorias: senso comum e conhecimento científico ocupam locus opostos; droga vicia; o bem e o mal das drogas lícitas e ilícitas.

CONCLUSÕES

a percepção dos estudantes sobre as drogas entrelaçada ao conhecimento científico e, ao mesmo tempo colocando-a no centro do fenômeno, separando as lícitas como boas e ilícitas como más, aponta para a necessidade de medidas socioeducativas, entre educadores, estudantes e familiares, que visem descentralizar o lugar da droga no contexto em que o fenômeno acontece para que compreendamos a complexidade envolvida no tema.

Palavras-chave:
Adolescente; Drogas ilícitas; Filosofia em enfermagem

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