Acessibilidade / Reportar erro

A desospitalização em um hospital público geral de Minas Gerais: desafios e possibilidades

Desinstitucionalización en un hospital general público de Minas Gerais: retos y posibilidades

Resumo

OBJETIVO

Analisar o processo de desospitalização em um hospital público geral de Minas Gerais na perspectiva dos diretores, dos profissionais de saúde e dos familiares.

MÉTODO

Estudo descritivo e exploratório, utilizando a abordagem qualitativa, com orientação teórico-metodológica da dialética. Participaram do estudo 24 profissionais de saúde e 15 familiares de usuários em processo de desospitalização. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril a junho em 2015, com entrevistas semiestruturadas e registros em diário de campo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática.

RESULTADOS

A análise do material empírico permitu a construção das categorias: Desospitalização: perspectiva da instituição e Organização da família para o processo de desospitalização.

CONCLUSÃO

Existem fragilidades no processo que envolve questões de implementação, sistematização, reorganização interna e continuidade após a desospitalização. Assim, as estratégias utilizadas para a desospitalização têm sido insuficientes para favorecer a integralidade e a continuidade do cuidado no domicílio.

Palavras-chave:
Desinstitucionalização; Serviços de assistência domiciliar; Continuidade da assistência ao paciente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br