Acessibilidade / Reportar erro

O emprego da medida de independência funcional em idosos

El uso de la medida de independencia funcional en ancianos

Resumo

OBJETIVOS

Analisar em publicações científicas como a Medida de Independência Funcional (MIF) tem sido empregada para avaliar idosos.

MÉTODOS

Revisão integrativa de publicações periódicas entre os anos de 2011 e 2015, disponíveis online com texto completo em português, inglês e espanhol.

RESULTADOS

Foram encontrados 129 artigos e, após a aplicação de critérios, resultaram em 21. Os estudos foram categorizados em dois grupos: A) acompanhar ou comparar pontos na MIF (estudos de coorte, caso controle, ensaios clínicos), centrando na reabilitação, avaliação de programas e alterações no nível funcional após procedimentos/intervenções; e B) mensurar/associar a funcionalidade dos idosos (estudos transversais), com foco em protocolos de avaliação da saúde do idoso e associações à sobrecarga do cuidador, tempo de internação, equilíbrio, satisfação com a vida, cognição e aspectos clínicos/sociodemográficos.

CONCLUSÃO

Empregou-se a MIF em diversos cenários de atenção à saúde do idoso, com destaque para reabilitação e ambulatórios ou centros de saúde.

Palavras-chave:
Enfermagem geriátrica; Idoso; Saúde do idoso; Atividades cotidianas.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br