Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de coping da equipe de enfermagem atuante em centro de tratamento ao queimado

Estrategias de afrontamiento del personal de enfermería de un centro de tratamiento para el paciente quemado

Resumo

OBJETIVO

Conhecer as estratégias de coping relatadas pela equipe de enfermagem atuante em Centro de Tratamento ao Queimado.

MÉTODO

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com quatro enfermeiras e seis técnicas de enfermagem de um Centro de Tratamento ao Queimado do sul do Brasil. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2013, mediante entrevista semiestruturada e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti 7.0.

RESULTADOS

Emergiram dois temas: coping focalizado no problema e coping focalizado na emoção. Entre as principais estratégias de coping com foco no problema, destacaram-se ações de tomada de decisão e reavaliação positiva; no coping focado na emoção, ações voltadas para aceitação resignada e extravasamento emocional.

CONCLUSÕES

Como os profissionais optaram por estratégias de cunho objetivo e prático, compatíveis com coping focado no problema, acredita-se que sua elaboração é influenciada pelo contexto individual, coletivo e institucional do trabalhador.

Palavras-chave:
Estresse psicológico; Adaptação psicológica; Saúde do trabalhador.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br