SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Representações sociais de enfermeiras acerca da violência doméstica contra a mulher: estudo com abordagem estruturalRepresentação da violência doméstica contra a mulher: comparação entre discentes de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

ZEN, Daniela et al. Políticas de atenção a idosos na voz de gestores municipais de saúde. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2018, vol.39, e62502.  Epub 23-Jul-2018. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.62502.

OBJETIVO

Analisar o entendimento de gestores municipais de saúde acerca das políticas públicas destinadas a população idosa e a forma de como elas são efetivadas no município.

MÉTODO

Estudo qualitativo, desenvolvido com 14 gestores municipais de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme os preceitos da análise de conteúdo.

RESULTADOS

Os resultados evidenciam a carência de saberes dos gestores municipais de saúde, relativos a políticas públicas de atenção aos idosos. Também, a atenção prestada a idosos nos municípios estudados centra-se em medidas de controle dos agravos à saúde.

CONCLUSÃO

Os municípios não possuem políticas específicas de atenção à saúde da população idosa. Assim, estes resultados podem subsidiar reflexões acerca da atenção a idosos nos serviços de saúde, sua relação com a legislação e a aplicabilidade das políticas públicas de saúde.

Palavras-chave : Idoso; Políticas públicas; Gestão de recursos; Política de saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )