SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Nutrição enteral domiciliar: perfil dos usuários e cuidadores e os incidentes relacionados às sondas enteraisPercepção de familiares e cuidadores quanto à segurança do paciente em unidades de internação pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

SEHNEM, Graciela Dutra; PEDRO, Eva Neri Rubim; RESSEL, Lúcia Beatriz  e  VASQUEZ, Maria Eduarda Deitos. Adolescentes que vivem com HIV/aids: experiências de sexualidade. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2018, vol.39, e2017-0194.  Epub 03-Set-2018. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0194.

OBJETIVO

Analisar as experiências de adolescentes que vivem com HIV/aids acerca da sexualidade.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa realizada em um Serviço de Atendimento Especializado, de um município do Rio Grande do Sul, com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids, no ano de 2014. Utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo.

RESULTADOS

As primeiras interações afetivas dos adolescentes foram experienciadas por meio do ficar e namorar, fortemente, influenciadas pela valência diferencial de gênero nas construções familiares. As experiências de relações sexuais foram decorrentes da dimensão afetiva do relacionamento e não se davam sem preocupação para os adolescentes. Administrar a condição de soropositividade em seus relacionamentos afetivos mobilizava o seu cotidiano.

CONCLUSÃO

O aprendizado da sexualidade extrapola o acesso às informações, decorrendo das experiências vivenciadas, do momento e dos distintos cenários em que elas se inserem.

Palavras-chave : Síndrome da imunodeficiência adquirida; Saúde do adolescente; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )