SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Adolescentes que vivem com HIV/aids: experiências de sexualidadeQualidade de vida de idosos e sua relação com o trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

PERES, Merianny de Avila et al. Percepção de familiares e cuidadores quanto à segurança do paciente em unidades de internação pediátrica. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2018, vol.39, e2017-0195.  Epub 03-Set-2018. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0195.

OBJETIVO

Conhecer a percepção de familiares e cuidadores quanto à Segurança do Paciente em unidades de internação pediátrica.

MÉTODO

Estudo qualitativo exploratório-descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 cuidadores, em três áreas de internação pediátrica de hospital universitário do sul do Brasil, entre junho e agosto de 2016. A análise de conteúdo temática foi realizada com auxílio do QSR NVivo 11.0.

RESULTADOS

Foram identificados nove temas, agrupados em duas categorias: “Pressupostos de segurança do paciente”, descrevendo conhecimentos que os cuidadores relacionaram à segurança do paciente e a necessidade de inclusão e parceria da família; e “Protocolos de segurança do paciente implementados na instituição”, destacando falas coerentes com protocolos já estabelecidos no hospital que promovem segurança.

CONCLUSÕES

As percepções dos cuidadores referentes a segurança do paciente em unidades de internação pediátrica demonstram que estes absorvem orientações que favorecem o cuidado seguro, embora não tenham um conhecimento formal a respeito do assunto.

Palavras-chave : Segurança do paciente; Cuidadores; Família; Criança hospitalizada.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )