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Promoção da saúde na educação básica: percepções dos alunos de licenciatura em enfermagem

Promoción de la salud en la educación básica: percepciones de los estudiantes de pregrado de enfermería

Resumo

OBJETIVO

Analisar como estudantes de um Curso de Licenciatura em Enfermagem compreendem o conceito de promoção da saúde, sua percepção sobre o trabalho do enfermeiro na educação básica e sobre as práticas de promoção da saúde para formação enquanto enfermeiro-educador.

MÉTODOS

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em 2015, com 11 estudantes de uma Universidade Pública do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo análise de conteúdo, modalidade temática.

RESULTADOS

Identificou-se três núcleos temáticos: “Promoção da Saúde: superando o modelo hegemônico da racionalidade técnica”; “O trabalho do enfermeiro na educação básica: intersetorialidade e interdisciplinaridade” e “Promoção e educação em saúde na escola: a prática educacional dialógica e reflexiva”.

CONCLUSÃO

A concepção e as práticas de promoção da saúde favorecem o processo de formação e potencializam as ações dos enfermeiros licenciados na efetivação das mudanças sociais e empoderamento dos indivíduos.

Palavras-chave:
Promoção da saúde; Educação em enfermagem; Educação em saúde; Estudantes de enfermagem

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