Acessibilidade / Reportar erro

Cargas de trabalho de catadoras de materiais recicláveis: proposta para o cuidado de enfermagem

Cargas de trabajo de recolectoras de materiales reciclables: propuesta para el cuidado de enfermería

Resumo

OBJETIVOS

Descrever a percepção de catadoras de materiais recicláveis sobre as cargas de trabalho em seu cotidiano laboral; apresentar uma proposta de enfermagem em direção à minimização dos efeitos destas cargas sobre o bem-estar das catadoras.

MÉTODO

Estudo qualitativo, convergente-assistencial, com 11 catadoras de uma associação de reciclagem brasileira. A produção de dados envolveu observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupos de convergência de abril a junho de 2015. A análise seguiu os passos: apreensão, síntese, teorização, transferência.

RESULTADOS

Cargas físicas foram associadas a ruídos, exposição a resíduo químico e biológico, sensação térmica desagradável, inundações, peso e movimentos repetitivos. Cargas psíquicas foram representadas pelas preocupações e desgaste emocional. A valorização da realidade das participantes e o diálogo foram fundamentais para deflagrar a ação assistencial.

CONCLUSÃO

As intensas cargas de trabalho repercutem em âmbito físico e psíquico; entretanto, é possível minimizá-las por meio de ações de enfermagem.

Palavras-chave:
Enfermagem; Saúde do trabalhador; Carga de trabalho; Catadores; Pesquisa qualitativa; Pesquisa participativa baseada na comunidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br