Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do cuidado pré-natal na atenção primária a saúde na percepção da gestante

Evaluación del cuidado prenatal en la atención primaria a salud en la percepción de la gestante

Resumo

OBJETIVO

Avaliar o cuidado pré-natal na Atenção Primária a Saúde na percepção da gestante.

MÉTODO

Trata-se de um estudo transversal com análise da associação e significância estatística da expectativa e satisfação das gestantes com o cuidado pré-natal em um município da região sudeste do Brasil. A associação foi avaliada pela regressão logística simples e significância estatística entre algumas variáveis e os domínios expectativa e satisfação.

RESULTADOS

Foi identificado predomínio de baixa expectativa 279 (74%) e alta satisfação 220 (58,8%) das gestantes com o cuidado pré-natal. Os testes de associação demonstraram associação e significância estatística entre a variável “ter utilizado o mesmo serviço de pré-natal” com o domínio satisfação. Não houve diferenças entre os dois modelos de atendimento para ambos os domínios.

CONCLUSÃO

A baixa expectativa e alta satisfação das gestantes para os dois modelos de atendimento pode ser aperfeiçoada para a melhora da qualidade assistencial de ambos os serviços.

Palavras-chaves:
Cuidado pré-natal; Satisfação do paciente; Pesquisa sobre serviços de saúde; Atenção primária à saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br