Acessibilidade / Reportar erro

Reações adversas no dia zero do transplante de células-tronco hematopoéticas: revisão integrativa

Reacciones adversas en el día cero del trasplante de células madre hematopoyéticas: revisión integrativa

Resumo

OBJETIVO

Identificar as reações adversas ligadas à infusão de células-tronco hematopoéticas no dia zero do transplante de células-tronco hematopoéticas.

MÉTODO

Revisão integrativa da literatura, sem recorte temporal, a partir de fontes de informação: PubMed, CINAHL, SCOPUS, BVS, SciELO, Web of Science e CAPES; a amostra final foi constituída por dezoito artigos científicos, publicados entre 1998 e 2017, com base nos critérios de inclusão e exclusão.

RESULTADOS

Reações adversas leves e moderadas foram mais frequentes nos estudos que utilizaram a classificação por severidade, sendo náusea e êmese as de maior incidência; os sistemas orgânicos mais afetados foram o cardiovascular, respiratório e gastrointestinal.

CONCLUSÕES

As principais reações adversas identificadas nos estudos foram náusea e êmese. As classificadas como leves e moderadas foram as mais frequentes nos estudos que utilizaram a classificação por severidade; e os sistemas cardiovascular, respiratório e gastrointestinal foram os mais afetados naqueles que utilizaram a classificação por sistemas orgânicos.

Palavras-chave:
Transplante de células-tronco hematopoéticas; Células-tronco hematopoéticas; Enfermagem; Revisão

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br